“Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar;
mas o que sai do homem é o que o contamina”.
Marcos 7.15
Nosdiasatuais (e desde sempre na história do homem) há uma infinitude de coisas que as igrejas neo-pentecostais, similares e genéricas desenvolveram paraengrupir e enredar os menosconhecedores da Palavra de Deus. Há sabonete que limpapecados, melhora a relação do casal e de quebra abre o caminho; óleo ungido que pode ser utilizado paraungir os enfermos, ser colocado na bebida e na comida daqueles que precisam de libertação, ungir a casacontra os mausespíritos, melhorar os negócios, atrair o futuro conjugue etc., dentre muitas outras bizarrices. O interessante é que são todas formasexternasparalidarcom a impureza que há dentro do homem. Sendo que nadafora dele o pode contaminar.
Essa influência é tãoforte que nesses dias uma irmã da igreja (doutrinada, porquejá ensinei estetexto) perguntou se ela colocasse essetalóleo ungido (sabe-se láporquem...quem quiser que entenda) na bebida do maridoelerealmente pararia de bebertanto. Não pude deixar de lembrá-la o ensino de Jesus quanto à fonte das impurezas.
A perguntapululante que surge é: Será que o ato de lavar-se comsabonete (ainda que fosse de sodacáustica) oumesmobeberazeite (ainda que fosse ácido sulfúrico) o que isso afetaria nossentimentos, mente, moral e pecado do homem?
[Erram pornãoconhecer as Escrituras e o poder de Deus; Mt 22.29]
Combatendo esteensino Jesus adentra o âmago dos pensamentos e práticas dos homens revelando que todos os males procedem do interior deles mesmos contaminando-os (vs. 23). AssimEle focaliza a fonte da impureza no coração dos homens, ao contrário das tradições humanas que afirmam que as influênciasexternassão a causa da "impureza". (Entenda “influênciaexterna” comofamília, doença, violênciafísica, estupro e toda e qualquercoisa que proporcione um desenvolvemento de umdistúrbiomentalgraveem uma pessoa; podendo apresentarcomportamentosanti-sociais e amoraissemdemonstração de arrependimentoouremorso, incapacidadeparaamar e se relacionarcom outras pessoascomlaçosafetivosprofundos, egocentrismoextremo e incapacidade de aprendercom a experiência; em uma únicapalavra:psicopatia, o que paramim é sinônimo de Pecado).
Neste texto do Evangelho de Marcos, Jesus denomina algumas coisas que procedem do coraçãohumano e que contaminam o indivíduo; ele menciona doze pecados. É interessante notar que os primeirosseissubstantivossãoplurais, referentes aos sucessivosatospecaminosos, à medida que estes emergem da fonteinterior da corrupçãohumana; as outras tendênciasmais sutis para o mal que se seguem estão no singular (v.22).
Devemos entender que Jesus não pretende fazer uma listaexaustiva de pecados, massimfazercom que os seusdiscípulos entendessem o seuensino e pudessem identificar o que os seusinteriores podem produzir, a saber: mauspensamentos (dialogismoi, "imaginações más", cf. Tg 1.14-15), nestes se enquadram diversas ações e vícios degradantes; Imoralidadesexual (porneiai, geralmente traduzida por "fornicação"); Adultério (moicheid) que é a infidelidade conjugal; roubo, aqui Jesus apresenta de duas formas, roubarpropriedadealheia (klopai), e assassinato (phonoí) que é roubar a vida de alguém; Cobiça (pleonexiaï) que é o desejoardente de possuir o que pertence a outros; Malícia (poneriaï) descreve a pessoa que persegue ativamente o malcom o desejo de prejudicar outras. Como Satanás (o "maligno", poneros).
Os seissubstantivosseguintes referem-se a víciosemsimesmos, começando com o engano (dolos, "dolo"); lascívia (aselgia, "indecência, devassidão") significa ressentimento contra todas as restriçõesmorais e sociais; Inveja (ophtalmos poneros) que significa, literalmente, "umolharmaldoso"; Difamação (blasphemia) que pode ser uma faladifamatóriaou abusiva contraoutrapessoa; Arrogância (hyperephania) que é o desprezopelosoutros, orgulho, e o ultimo pecado da lista, loucura (aphrosyne) não se referindo à debilidade mental, mas ao homem que nãodesejasabernadasobreDeus.Observando esta lista podemos entender o motivo de tanta maldade praticada pelos homens que aparecem todos os dias nos tele-jornais.
De acordocomesteensino de Jesus estessentimentosnão podem ser corrigidos pormeio de umritual de limpezaoupor uma dieta de alimentos; não podem ser controlados pelas leis (civis ou religiosas; cf. Mc. 7.7-13) por que sãoparte da natureza decaída do homem. Eles vêm "de dentro do coração" (v. 20). Essa é a diferençafundamentalentre o reino de Deus e o judaísmofarisaico, ou seja, o que é meramenteexternonão pode purificar (lavar as mãos Mc 7.2-4), assimcomo o que é meramenteexternonãotornaimpura a naturezaespiritual do homem (comer Mc 7.18-19, ver também Mt. 15.1-20). Em outras palavras, a naturezamoralhumana é a fonte da impurezamoral. Sendo o que contamina o homemnão é o que entra nele (alimento), massim o que sai do íntimo dele (palavras, sentimentos, valores).
Retomando o que começamos, a crençapopular diz que se deve tomarbanhosparaafastarmalolhado (inveja), colocarpedaços de alho espalhado pelacasa, sal, e pimenta, lavar-se emrios, inclusive o Jordão em Israel, para se purificar, comerNhoquecomum dólar embaixo do pratotrazersorte e fazermaisummonte de outras coisasexternas, contudo o ensino de Jesus étãocontrário a todosestesconceitospopulares que não há como deixar-nos envolverporesseengodo. Quando caímos nesse falsoensino é porque esquecemos das palavras de Jesus; ouporque preferimos traçar o caminhomaisfácil de limpar as mãos externamente do que o difícilcaminho de limpar o coração abandonando o pecado.
Portanto o únicoremédiopara livrar-se do pecado e purificar as nossas vidas é umnovocoração, purificado pelosangue de Jesus e habitado peloEspíritoSanto de Deus. Não há outra forma, as demais são invenções humanas que tentam invalidar a Palavra de Deus (Cf. Mc 7. 6-13). Não devemos esquecertambém que tantopensamentoscomocondutasãoimportantesparaDeus e que nenhum dos rituaisreligiosos do mundo pode mudar o coração de uma pessoa. Mais uma vez a únicaforma é o evangelho de Jesus Cristo que trabalha o homem de dentroparafora, provendo a motivação internanecessáriaparaadquirircaráterjusto e para livrar-se "de todaimpureza e acúmulo de maldade" (Tg 1.21). Aquele que experimenta o governo de Deus em sua vida é capaz de viver num planodiferente, pois "o homembomtira boas coisas de seubomtesouro" (Lc 6.45).
Que Deusnos abençoe.
Nota: Adaptado do texto de Dewey M. Mulholland, Introdução e Comentário de Marcos, Ed. Vida Nova, p. 119-122.
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