quinta-feira, 9 de julho de 2009

500 ANOS DE JOÃO CALVINO



João Calvino nasceu no dia 10 de julho de 1509 na cidade de Noyon ao norte da França. Neste ano de 2009 calvinistas do mundo inteiro celebrarão os seus 500 anos. Essa é uma data importante não só para os calvinistas, mas também para todos aqueles que têm a Reforma Protestante como um marco importante na história da humanidade.
Bem verdade que Calvino não foi o idealizador da Reforma, que tem como mentor e estopim Martinho Lutero, nem o primeiro a sair pelo mundo propagando essa verdade, pois o primeiro líder foi Ulrico Zuínglio contemporâneo de Lutero. Contudo foi Calvino o primeiro a reunir um conjunto de doutrinas da forma sistemática como conhecemos. Ele fez isso no ano de 1536 quando foi publicada em Basiléia a primeira edição da Instituição da Religião Cristã (ou Institutas). Além das Institutas ele comentou toda a Bíblia, apenas com a exceção do livro de João, Apocalipse.
Muitas pessoas, inclusive cristãos evangélicos de muitas denominações, não se dão conta da importância deste homem para a teologia moderna. Não sabem que foi Calvino o responsável por alguns dos valores hermenêuticos relevantes para todos aqueles que têm a Escritura como o único meio de fé e prática. Por exemplo, para Calvino a tarefa do expositor deveria ser aclarar a intenção do autor bíblico, e não obscurecê-la com comentários prolixos, ou seja, para ele o objetivo maior da pregação era a edificação dos fiéis e da igreja, conhecemos essa verdade hoje como Pregação Expositiva da Palavra. Ele também falou que o maior dever do exegeta é tornar compreensível o sentido do autor que ele está explicando, para isso Calvino diz que o pregador deve ser fiel ao contexto histórico que motivou a escrita do texto. Calvino também insistiu que a Escritura é a única base adequada para a exegese e para a interpretação, rejeitou o literalismo e preocupou-se em ir além das palavras bíblicas literais para encontrar a verdadeira intenção do autor divino, dentre outras.

Por causa desses e outros fatores importantíssimos para todos os protestantes hoje, celebremos esta data histórica! Agradecendo a Deus por tudo que Ele tem feito por sua igreja no decorrer dos séculos.

Soli Deo Gloria!

3 comentários:

  1. John Coelho...

    Já dizia Paulo: "A quem honra, honra...".

    Parabéns...

    Tenho um selo pra vc no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Ola João!

    Bom conhecer mais um blog de um reformado! Otimos textos!

    Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Danilo,

    Vamos sim, precisamos de mais pessoas lutando em prol do verdadeiro Evangelho.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir