sexta-feira, 13 de junho de 2014

AVANTE SELEÇÃO!!

Uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta. Hebreus 12.1

Chegou a tão esperada Copa do Mundo no Brasil. Demos a largada! Agora é torcer para que o Brasil consiga chegar até o fim. Para isso os nossos atletas precisam se livrar de todos os adversários até a grande final. Além disso, precisam superar a pressão da torcida e da imprensa que tenazmente acedia a todo estante, além de muitas outras coisas que também atrapalham a boa convivência e desenvolvimento da Seleção, para que no dia 13 de Julho diante da imensa nuvem de torcedores brasileiros possam correr livremente em direção à vitória que a todos está proposta.
Neste texto de Hebreus o cristão passa por algo parecido. Ele é comparado com um atleta que corre no estádio ou na arena para conquistar a coroa da vitória, enquanto milhares de espectadores nas arquibancadas são testemunhas da disputa. A Copa do Mundo em nossa época assemelha-se bastante a esta comparação: a Taça é levada por todo país, passando por cada local onde ocorreriam os jogos, até que no último dia ficará no estádio na presença de uma multidão de testemunhas que torcerá pelo grande vencedor. A grande nuvem de testemunhas que o apóstolo apresenta aos fiéis, não apenas é o sem-número de testemunhas do Antigo Testamento, que vêm ao nosso encontro na Escritura (Hb 11), como também a multidão dos espíritos dos justos aperfeiçoados (Hb 12.23), que mesmo sem contato com o mundo (Lc. 16.19-31), aguardam jubilosos a chegada dos novos santos nos céus, portanto, a igreja triunfante que vive na presença de Deus nos céus está em conexão com a igreja que luta e sofre na terra.
Assim como a nossa Seleção deve se esmerar para chegar a grande final e vencê-la, a igreja terrena também necessita que seus fiéis concentrem todas as suas forças disponíveis num único alvo, o céu. Para isso, deve ser evitado tudo o que nos poderia impedir na caminhada após Jesus, também deve deixar tudo o que é “bom e belo” e que tenta envolver e prender nossas forças intelectuais, psíquicas e físicas e nos afasta de Cristo. Por isso, não podemos esquecer de que a nossa vida como cristãos exige as mesmas premissas que uma competição no estádio (1Co 9.24-27). Precisamos de treinamento incansável e persistência tenaz, armas que são necessárias para se conquistar o prêmio da vitória. Isto somente é viável mediante o empenho de todas as forças e observando-se a própria disciplina extrema.
Assim como numa Copa do Mundo precisamos lembrar que seguir a Jesus não é igual a um jogo inofensivo, cada partida é decisiva e demanda o empenho máximo de nossas forças. Não há outro caminho senão que repetidamente nos disponhamos por causa do serviço a Jesus, a renunciar a coisas que a princípio nos são permitidas como cristãos e depois àquelas que nos afastam da comunhão com Cristo, como o pecado por exemplo. E nesta luta de fé não podemos esmorecer.
As testemunhas de fé do Antigo Testamento nos exortam na Palavra para que corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta. A luta da fé aproxima-se de nós inevitavelmente. Não podemos contorná-la. Por isso avante Igreja!!! Corramos a carreira que nos está proposta!
Avante também a Seleção Brasileira! Rumo ao Hexa!
A Copa do Mundo começou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário