terça-feira, 9 de junho de 2009

A DIFÍCIL QUESTÃO DA VERDADE.

Existe um provérbio iraniano que diz: “A verdade é um espelho que caiu das mãos de Deus e se quebrou. Cada um recolhe o pedaço e diz que toda a verdade está naquele caco”. Esse é um provérbio terrível, mas descreve perfeitamente o pensamento pluralista e relativista que milita nos dias modernos. Cada um crê ser a sua “verdade” a mais correta, com isso retiram as bases absolutas que regem a sociedade há milênios.
Por exemplo, eles dizem que existem muitas religiões, no entanto um único Deus. Esse Deus pode ser chamado de Alah, Jeová, Buda, Krishina, Oxalá etc., tanto faz, para os que pensam assim são todos o mesmo Deus.
Contudo isso não é verdade. Se analisarmos o cristianismo reformado veremos uma distinção presente, que distingue os que crêem em Cristo Jesus de todas as demais religiões. Essa distinção é representada pela supremacia de Jesus Cristo. Alister McGrath define da seguinte forma: “O cristianismo é singular entre todas as religiões do mundo. A razão de sua singularidade é a figura histórica que se constitui no seu centro – Jesus Cristo”.[1] Esse entendimento põe por terra o pensamento tão comum e tão incoerente de que todos os deuses são um só.
Jesus como fiel testemunha (Ap. 1.5) afirma que existe um único Deus sobre toda a terra quando diz em sua oração sacerdotal: “a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Portanto há um único Deus verdadeiro sobre a terra, que não tem muitos nomes, ele é o Pai de Jesus Cristo, o Deus dos Judeus. A verdade é uma só, e não muitas como tem se dito pelo mundo a fora. Isso demonstra que a “Verdade” não é limitada a uma consciência ou a coerência interna de qualquer homem, mas sim ao que revela Deus na Escritura Sagrada, que diz haver um único Deus (Dt 6.4) e uma única verdade.
O Evangelista João reafirma esse pensamento dizendo o seguinte: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (I Jo 5.20). Portanto Jesus Cristo é a verdade e o verdadeiro Deus!
Encerro este post com as palavras de Alister McGrath:

  • A particularidade do evangelho cristão, e supremamente da pessoa de Jesus Cristo como salvador e Senhor, não se conflita de modo algum com o seu escopo universal. Realmente, a paixão evangélica pela verdade é expressa em parte no seu foco sobre a pessoa de Cristo, em que Jesus Cristo é a verdade”.[2]

[1] Alister McGrath, Paixão Pela Verdade, a Coerência Intelectual do Evangelicalismo, Ed. Shedd, São Paulo, 2007. P.23.
[2] Idem. P 24.

8 comentários:

  1. Suscinto, mas de certa forma profundo João. Só discordo quanto à análise oferecida para o provérbio iraniano e quanto a alguns pontos sobre como você discorre o tema. Exemplo: A relação Deus verdadeiro x cosmovisão divina das outras religiões citadas. Mas isso é de somenos e posso estar fazendo uma análise, grosso modo, superficial.

    Parabéns Reverendo! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Renato,
    o ponto que desejo e que desejo discutir, acho que não ficou claro, é a pluralidade e relativismo moderno onde muitos acreditam que a verdade está contida no “seu caco de espelho”. Em outras palavras, o reducionismo da verdade, que passa a ser limitada pela consciência de cada pessoa e não por ser simplesmente a Verdade. O que quero dizer é que a verdade não é asseverada pelo que ela representa pra mim ou para qualquer outro, mas apenas por ser A Verdade, e a Verdade é Jesus como assevera a Bíblia e não todos os outros deuses....
    Quanto a “relação Deus verdadeiro x cosmovisão divina das outras religiões citadas”, como vc disse, não dá para ser discutido em um post, apenas num doutorado de pelo menos mil páginas e ficariam muitas partes sem resposta.
    O que entendo e quero debater é o fato de haver UMA VERDADE e não muitas verdades espalhadas no que se refere a DEUS. Essa verdade tem que ser aceita e confessada e não adiantará dizer, mas o meu “caco” tem outra “verdade”...pois está escrito:

    Filipenses 2:9-11 - Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (Isaias 45:23-24; Romanos 14:11).
    A questão é difícil, mas há uma só verdade, a de Deus.


    A propósito, qual seria a análise que vc daria ao provérbio??
    Vc me deixou curioso (rsrsr).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Prezado João,

    Desejo tecer algumas considerações sobre sua resposta.

    1. "não dá pra ser discutido num post, apenas num doutorado de mil páginas e ficariam muitas partes sem resposta". Eu não seria tão prolixo, muito embora sabedor das dificuldades do tema.

    2. Provérbio iraniano: Na minha modesta opinião, o dito oriental é justamente uma crítica às religiões. Observe a segunda parte do provébio: Cada um recolhe O PEDAÇO e diz que TODA VERDADE ESTÁ NAQUELE CACO. Como eu posso dizer, apenas sendo possuidor de um caco da verdade, que a detenho por completo? Se a verdade era o todo do espelho, logo, conlui-se que um caco não é o todo, e, portanto, não pode ser toda a verdade. Compreende a questão?

    Resolvendo a questão, sob meu ponto de vista, e filosoficamente falando, o espelho é Jesus que reflete a glória de Deus e que nunca caiu da mão deste. Sendo assim, quem quebrou não foi o espelho da verdade, mas o da emulação dela, quebrado na queda de Satanás.

    Em tempo: Não careço de aulas catequéticas, mas as agradeço (risos). Um grande abraço meu bom amigo.

    ResponderExcluir
  4. Quem sou eu para poder dar-te aulas dos mistérios da fé e das coisas religiosas.
    Sei que você é possuidor do espelho das verdades de Deus.

    É isso aí.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. João,

    Talvez você não tenha entendido teu velho amigo. Sobre aulas catequéticas referi-me aos textos transcritos e verdades bem elementares que me estavam sendo "lembrados". Mas confesso que deve ter soado soberbo de minha parte; no que desde já me penitencio.

    Quanto ao provérbio fui claro na minha "elucidação"? Espero que sim.

    Por derradeiro, desejo louvar a Deus porquanto ambos (nós dois) possuimos e refletimos a mesma glória...

    Um grande abraço meu bom amigo.

    ResponderExcluir
  6. Claro como água em copo de cristal.
    Fique em paz.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Falando como um velho sábio da Mesopotâmia hehehe.. Estou em paz. Abração preto.

    ResponderExcluir