sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O RESULTADO DO ABANDONO DOS CREDOS E CONFISSÕES





Não removas os marcos antigos que puseram teus pais”.

Pv. 22.28

Salve amigos,

Estou de volta a minha cidade e cheio de desejo de escrever. Os dias no Mackenzie foram muito inspirativos, revi velhos amigos, recebi ensino de velhos mestres etc.. Dentre estes o Rev. Hermisten Maia P. da Costa que nos deu aula da disciplina Estudo Comparado das Confissões. estudando uma matéria importante como essa é que podemos ter a idéia real do que está acontecendo na igreja moderna, sobretudo no Brasil. Um dos alunos, de denominação batista, disse: “Hoje vejo o tamanho do problema que as igrejas batistas estão enfrentando, pois há uma miscelânea de doutrinas nas igrejas e um dos motivos foi justamente o abandono dos Símbolos de Fé”. Uma triste constatação que infelizmente não ocorreu somente com os batistas, mas com todas as igrejas brasileiras que resolveram dar mais ênfase ao poder do “espírito” do que nos marcos da igreja.

Pensei sobre isso enquanto escrevia o post anterior (Abadia de Westminster), daí me fiz a seguinte pergunta: Se muitos não conhecem a história da igreja, nem sabem o significado dos credos e confissões, como saberão doutrina? Infelizmente essa é uma das marcas da igreja cristã moderna.

Charles Colson em seu novo livro comenta:


“A maioria dos cristãos declarados não sabe em que crêem e por isso não conseguem nem compreender nem defender a cristã – muito menos vivenciá-la. Muito do que dizemos aos não crentes não representa o verdadeiro cristianismo. E a maioria deles tira as suas impressões sobre a cristã dos estereótipos e caricaturas que a cultura popular produz”. [1].


Por causa dessa constatação Colson teve o desejo de escrever um livro que descrevesse a que “de uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd. 3). Uma que olha para trás baseada na Palavra de Deus e na história da Igreja. Para Colson estas são as bases que mantêm os servos do senhor nos trilhos da ortodoxia e livres do erro e do engano. Pois o único meio de se saber a verdade é com o estabelecimento de doutrinas, definições, paradigmas. Disso advém a necessidade de se conhecer doutrina, história e credos (1 Pe. 3.15).

Um bom exemplo disso está na Epístola de Judas. Este ao perceber que alguns indivíduos tentavam transformar a graça de Deus em libertinagem (vs.4) negando Jesus Cristo como único Soberano e Senhor, além de muitas outras heresias, ele apela para que os santos do Senhor se lembrem do ensino dos apóstolos e não se deixem contaminar pelas heresias dos últimos tempos (vs.17-18). Na verdade o que poderia destruir as suas vidas era o abandono do ensino apostólico, o abandono da doutrina.

Assim ocorre nos dias modernos. Igrejas que são filhas da Reforma Protestante abandonaram os Símbolos de das Igrejas Reformadas, isso trouxe muitos prejuízos a cristã. Os cristãos hoje estão raquíticos, sem substancia e levados para todo lado por ventos de doutrina (Ef. 4.14) justamente por que não conseguem definir bem o que crêem.

No passado todo aquele que desejava fazer profissão de fé tinha que estudar o Catecismo Maior e passar por uma série de perguntas referentes a doutrina. Graças a Deus em algumas igrejas ainda é assim. Infelizmente essa não é a realidade da grande maioria, muitos trabalham assuntos seculares nas Escolas Bíblicas Dominicais (isso quando há); falam de sexo, atualidades, política etc. tudo o que é estudado nas escolas e faculdades (não que eu seja contra isso, acredito que devem ser feitas palestras sobre o assunto), contudo, há uma inversão de valores, paramos de estudar a Palavra de Deus para estudar o que é ensinado no mundo secular. Fica-se conjeturando sobre tudo e tece-se todo o tipo de argumento, entretanto, penso eu, isto é uma total perda de tempo. O que se precisa é estudar os Credos, a Confissão de Fé e os Catecismos, pois são estas as bases da forma de pensar da Igreja, estes são os alicerces fiéis para a elaboração de argumentos que os crentes usarão contra a sabedoria do mundo (1 Cor. 1.19-21).

Enfim, a remoção dos Credos e Confissões da igreja, ou seja, das bases doutrinárias, sob o pretexto de tornar a igreja maislivre”, mais “evangelizadora”, maisacessível”, menosortodoxa” e fundamentalista, não a fez mais forte, pelo contrário, a igreja cristã está exposta a todos os tipos de infiltrações. Ela precisa de “anticorposeficazes e estes são justamente os marcos antigos colocados pela Reforma Protestante, que de forma verdadeira, solidificou o ensino daqueles que seguem a Cristo Jesus. Esse foi o intuito de todos os credos e confissões que existiram (ver post anterior), eles serviram como estudos relativos à fé cristã e ao mesmo tempo combatinham as ênfases ou ensinos errados que tentavam aflorar no seio da igreja [2].

Portanto reafirmo, por favor, não removam os marcos antigos que puseram os nossos pais, ensinem a Bíblia Sagrada e os Símbolos de , pois dessa forma seremos muito mais eficazes na exposição da fé que nos foi dada por nossos pais.

Soli Deo Gloria.



[1] COLSON, Charles; FICKETT, Harold, A em Tempos Pós-Modernos, Ed. Vida, São Paulo, 2009, p. 9.

[2] Cf. At. 2.42; Rm 6.17; Ef 4.5; Fp 2.16; Cl 2.7; 2Ts 2.15; 1Tm 4.6,16; 6.20; 2Tm 1.13,14; 4.3; Tt 1.9.





2 comentários:

  1. Grande Coelho,

    Excelente postagem! Geralmente comento com alguns que irmãos, que na época da Reforma Protestante o número de teólogos comprometidos com "a fé entregue uma vez por todas aos santos" na igreja era abundante. Infelizmente, em nossos dias as coisas mudaram. O que mais abunda no meio do evangelicalismo são "achólogos", muitos dos quais estão ocupando os púlpitos. Para que você tenha uma idéia, certo pastor cearense disse durante um culto de DOUTRINA: "a Igreja não precisa estudar teologia e doutrina! Ela precisa é de psicologia, pois são inúmeras as pessoas que estão sofrendo!"
    É triste, mas é verdade!
    Amplexos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Alan,
    você tem razão quanto a sua observação. Na época da Reforma havia a necessidade de estabelecimento de novos postulados e o que foi utilizado como base não era mais a Tradição, mas sim a Palavra de Deus. Havia a necessidade de um retorno às bases da fé, por isso um retorno a Palavra. Além disso havia a necessidade da igreja dizer ao mundo no que cria, pois se estava rejeitando a doutrina romanista ela precisava colocar algo no lugar, daí o surgimento dos Símbolos de Fé.
    Gosto de pensar nos Simbolos de Fé como um lugar sólido onde está firmada a Doutrina da Igreja Reformada. Ao desprezar esses ensinos as igrejas perderam as bases da sua argumentação, por isso tantas heresias tem surgido e o que é pior, a igreja evangélica tem ficado cada dia mais parecida com a Igreja Católica da época de Lutero com simonias e supertições.
    Infelizmente tem sido assim, precisamos de uma nova Reforma.
    Que Deus nos ajude.
    Abraços.

    ResponderExcluir