quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

QUEBRANDO PARADIGMAS PARA SER FELIZ (ou salvo)

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”.

Mateus 5.20


Quem reconhece Jesus como o Salvador é feliz e quer espalhar essa alegria a todas as pessoas (Jo 4.4l – 42). A mulher samaritana é um bom exemplo disso, ela após conhecer Jesus sai a pregar o que ouviu dele e arrebata uma multidão levando-os a ouvi-lo (vs. 39). Não houve da parte dessa mulher nenhum preconceito por ele ser judeu, não houve problema também por ele ser homem e falar com ela (o que não era comum na época), muito menos, não houve resistência quando Jesus mostrou que Deus não seria adorado como ela aprendeu em sua cidade (vs.9 e 20), mas sim de uma nova forma, em Espírito e em verdade (vs. 23). Como podemos observar não havia barreiras nem valores pessoais entre o ensino de Jesus e aquela mulher, porque simplesmente ela estava aberta para o novo e por isso encontrou a felicidade da salvação.

Entretanto há tantas pessoas que não conseguem encontrar felicidade mesmo “conhecendo” a Jesus como Salvador. Isso ocorre porque essas pessoas vivem aprisionadas pela religiosidade. Nãodúvidas de que o que impede muitas dessas pessoas de terem um conhecimento pleno de Jesus Cristo, e, portanto da verdadeira alegria da salvação, é o fato de elas terem certas idéias - crenças, valores, gostos - e preconceitos que tornam virtualmente impossível que venham a obter ou experimentar esse conhecimento e essa alegria da salvação em todas as áreas da suas vidas. Pois para experimentar essa transformação e alegria na vida é preciso que mudemos as nossas idéias e transformemos os nossos valores segundo a vontade e o ensino de Jesus (Rm 12.2). O que não ocorre com todos...

Infelizmente, há aquelas pessoas que são “formatadas”, que têm idéias, princípios e limites pré-estabelecidos, e, portanto, tudo o que ocorre em suas vidas “religiosas” deve caber dentro desses limites, ou então será rejeitado. Essas pessoas na verdade são apenas religiosos em busca de algo que supra a sua sede espiritual e para isso seguem regras impostas por outros líderes ou por si mesmos. Seja qual for a crença os “religiosossão sempre assim: sofrem de visão estreita, suas idéias são inflexíveis, são pessoas amargas e rudes; para estes ninguém que pense diferente deles pode ser bom ou estar certo; para estes existe uma única forma de cultuar a Deus, a sua própria; para estes nãoamor ao próximo se este pensar diferente dele; para estes nem mesmo o próprio Jesus pode ser bom se não estiver em comum acordo com eles (Mt 11.7-19).

Alguns destes religiosos conseguem viver sem nenhuma demonstração de sentimento, apenas cumprem as suas rotinas diárias seguindo um roteiro preestabelecido (Lc. 18.11-12), checando item por item os seus passos de forma que se sintam bem consigo mesmos, empazcom Deus e realizados. Dessa forma eles fecham as suas mentes e as cortinas da alma de tal forma que a luz e a alegria não podem entrar. Não podem entrar porque estas pessoas encontram gozo em si mesmos, no cumprimento dos seus rituais. Para estes a religião é mecânica, fria e monótona, com total ausência de sentimentos, só racionalidade. Nãoalegria em seus cultos e consecutivamente nãotambém alegria em suas vidas, pois a alegria de conhecer o Salvador do mundo não abundou em suas almas áridas de amor. Por isso este tipo de pessoa não consegue levar adiante o que recebeu da parte de Deus, ou seja, a salvação para outras pessoas - se é que recebeu (Mt 23.13) - e muito menos sentirem-se perdoados por Deus, pois vivem como se sempre faltasse algo a se fazer para se sentirem completamente limpos e santos.O que estes religiosos não entendem é que o significado de “exceder a justiça dos fariseus” é a justiça de Cristo no seu cumprimento da Lei em nosso lugar. Isso porque somos totalmente dependentes de Jesus para nossa salvação e santificação.

Nicodemos que era fariseu e vivia na estrita observância da Escritura e também da tradição oral descobriu isso, pois, para mim, ele entendeu que para ter salvação (entrar no Reino) não bastava saber que Jesus era Mestre, não bastava saber que ele fez muitos milagres e isso da parte de Deus (Jo 3.2), não bastava ter conhecimento Bíblico (Jo 3.1), mas precisava nascer de novo (Jo 3.6). Provavelmente Nicodemos converteu-se, pois no Evangelho de João capítulo 7.50 está relatado que Nicodemos fez uma interpelação ao conselho de sacerdotes perguntando se era justo uma pessoa ser julgada sem ser ouvida, demonstrando que a conversa com Jesus o fez pensar e olhar além de si mesmo e de seus valores, e mais a frente o mesmo João relata que o Nicodemos (Jo 19.38-42) junto com José de Arimatéia ungiu e preparou Jesus colocando-o no túmulo. A possibilidade é que Nicodemos compreendeu a mensagem dita por Jesus na noite do encontro com ele quando este lhe disse:


E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.14-16).


Analisando os fatos podemos concluir que após ver Jesus levantado no madeiro, possivelmente, Nicodemos abandonou as suas crenças, valores, preconceitos e tradição e abraçou a no Filho de Deus. Isso porque observamos que não houve empecilhos para que Nicodemos acolhesse o corpo morto de Jesus nos seus braços e preparasse-o para a sua ressurreição. A conclusão que chegamos é que jamais, jamais! Um fariseu se disporia a tocar no corpo de umpecador” que morreu por se dizer Filho de Deus, e ainda mais, a gastar dinheiro, pois o texto relata que Nicodemos levou cem libras de mirra e aloés para ungir Jesus e prepará-lo para o sepulcro.


Portanto, queridos amigos, quero desejar a todos nós que quebremos as amarras da religiosidade e que abracemos ao Senhor em novidade de vida.


Feliz 2010.

2 comentários:

  1. Cara, gostei de ver..... É por aí mesmo... Bom saber que existem outros pregadores do deserto anunciando esta mensagem mundo afora. Lembrou-me o último artigo do Ariovaldo Ramos: Estou farto! Sugiro a eitura.

    Grande abraço Rev. João Luiz. Do amigo fraterno e companheiro na estrada da fé, Renato.

    ResponderExcluir
  2. Renato!!!!

    Estou cansado do Evangelicalismo que tenho visto e ouvido por esse mundo aí a fora, precisamos começar a falar em alto e bom som as Verdades de Deus para fazer abafar as falsos ensinos que chovem aos milhares nos nossos dias.

    obrigado pelo comentário meu amigo, vamos continuar nesta luta gloriosa pelo Verdadeiro Evangelho.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir