terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ESPERANÇA PARA O AMANHÃ




“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.
Lamentações 3.21-25


O ano novo se inicia e com ele nascem também muitos planos, então, nossa esperança é renovada e o desejo de realizar coisas novas dá início a um novo ciclo de trabalho e realizações. Contudo, a vida também é cheia de incertezas e dissabores e se não houver esperança o que pode nos ocorrer é desanimarmos no meio do caminho sem nada alcançar.  
É preciso lembrar nessas horas daquilo que pode nos dar esperança, é preciso lembrarmos das promessas de Deus como fez Jeremias quando estava abatido o seu coração (Lm. 3.20). Ele nos mostra um caminho melhor a percorrer do que o do desânimo e da tristeza, ele nos diz que não seremos consumidos neste mundo porque as misericórdias do Senhor não têm fim (vs. 22), isso significa que ainda que o ano de 2012 tenha sido difícil devemos depositar a nossa esperança em Deus, pois ele nos trará a cada novo amanhecer o seu perdão e auxílio (vs. 23), ou seja, a cada manhã, a cada novo dia, temos uma nova chance de fazer algo novo e melhor para nossas vidas, pois grande é a sua fidelidade para conosco. Jeremias sabia disso, sabia também que a sua porção era o Senhor e que por isso deveria esperar nele (vs. 24), isso demonstra que o profeta estava confiante e esperançoso em sua alma do fato de que Deus, o Senhor, jamais o desampararia, pois no seu mais profundo intimo ele tinha uma certeza; que o Senhor é bom para os que esperam nEle, para a alma que o busca (vs. 25).
Percebemos então que a esperança surge da verdadeira salvação, pois ela só brota da alma que conhece verdadeiramente a Deus e compreende as suas promessas. A isso deve ser somado o fato de não nos esquecermos de que a esperança que sentimos deve ser realista, porque crê que todas as coisas cooperam também para o nosso bem, até o dia ou ano mal ou da adversidade (Rm 8.28). Devemos nos lembrar também que esta esperança deve ser renovada diariamente (2 Cor. 4.16), pois é isto que nos manterá rumo ao nosso alvo em meio a cada dificuldade do ano que se inicia.
Encerro deixando alguns textos da Palavra de Deus que nos mostram quão bom é termos esperança em nossa memória:
A esperança produz perseverança (Romanos 8.24,25).
A esperança produz confiança (2 Coríntios 3.12; Filipenses 1.20).
A esperança produz um ministério eficaz (2 Coríntios 4.8-18).
A esperança produz fé e amor em grau maior (Colossenses 1.4,5).
A esperança produz firmeza/constância (l Tessalonicenses 1.3).
A esperança produz maior determinação e entusiasmo (l Timóteo 4.10).
A esperança produz estabilidade (Hebreus 6.19). (Paulo e Silas na prisão, estabilidade emocional)
A esperança produz um relacionamento mais íntimo com Deus (Hebreus 7.19), (Compreensão da obra de Deus).
A esperança produz pureza pessoal (l João 3.3).
A esperança não se separa do estudo da Palavra e do conhecimento das promessas de Deus (Salmo 119, 49).  
Enfim, o peso da vida é aliviado e a esperança renovada quando temos uma maior compreensão da Palavra de Deus.
E não se esqueçam; A fé é dom de Deus, mas ter esperança é uma questão volitiva. Portanto diga ao seu coração: Escolho ter esperança!
Que Deus nos abençoe.

Rev. João Luiz Almeida Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário