terça-feira, 11 de junho de 2013

IGREJA BRASILEIRA: VOLTEMOS ÀS PRIMEIRAS OBRAS, VOLTEMOS AO PRIMEIRO AMOR.


 Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos, mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.  Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras”.
 Apocalipse 2:4-5

Nada é pior num relacionamento do que o esfriamento do amor, ou a ausência dele.  Todo relacionamento, seja humano ou divino, passa por este crivo. Amor é dedicação, tolerância, zelo, cuidado. Isso é o que Jesus espera de nós, seus servos e esse é o elo que nos une a Deus.
As palavras acima foram escritas para a Igreja de Éfeso, nelas Jesus expressa o que pensava dessa Igreja. No texto há três virtudes dos antigos irmãos que podemos louvar sem restrição e aprender com eles, entretanto há uma repreensão que para nós nos serve de alerta.
A primeira virtude era o trabalho; Jesus diz: “Conheço as tuas obras” (vs. 2). A Igreja de Éfeso era uma Igreja ativa, ocupada com o serviço de Deus e com os seres humanos. Seu labor era famoso. Cada membro estava sempre fazendo alguma coisa para Cristo. Eram diligentes e conscienciosos. Envolvidos com as coisas do Reino.
A segunda virtude que encontramos nos irmãos era a persistência no Evangelho, em seguir o caminho do bem. Os cristãos em Éfeso tinham evidentemente passado por alguma oposição local. Na cidade havia muitas religiões, pois era uma cidade portuária com muitas pessoas e de muitas nacionalidades diferentes, além de ser um dos grandes centros de adoração do imperador na província. Muitos tinham profunda reverência a deusa Diana, Ártemis, a deusa-mãe da Ásia. Os efésios sabiam o que era ser odiado, perseguido e humilhado. Alguns eram desprezados em público, muitos encontravam dificuldades nos negócios. Todavia, a despeito de toda a tribulação, os efésios não negaram a Cristo. Eles estavam firmes e inabaláveis em sua fidelidade, por isso as palavras de Jesus: “conheço...a sua perseverança” (vs. 2).
A terceira virtude que Cristo elogia na Igreja de Éfeso é a sua fé ortodoxa ou correta doutrina. Eles tinham sido visitados por alguns que se autodenominavam apóstolos, conhecidos como nicolaítas (vs. 6). Anos antes o Apóstolo Paulo havia advertido os presbíteros de Éfeso que tal invasão por mestres heréticos iria ocorrer. No final da sua terceira viagem missionária, de Mileto ele mandou chamar os presbíteros e disse: “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles” (Atos 20.29-30). Agora os lobos haviam chegado. Os efésios de inicio ouviram as suas palavras, após explicação satisfatória eles examinaram criteriosamente e viram que os ensinos não viam de Deus (1 Jo 4.1). Em seguida, após um interrogatório honesto e um exame meticuloso rejeitaram o que os nicolaítas ensinavam. Diz o texto: “não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos” (vs. 2). O que se pode observar era que a Igreja de Éfeso era uma igreja Pura. Como prova disso poucos anos depois foi reputada pela pureza de sua doutrina pelo bispo Inácio de Antioquia que escreveu a seus membros no início do segundo século: “Todos vocês vivem de acordo com a verdade, e nenhuma heresia existe entre vocês; certamente vocês nem mesmo ouvem alguém que fala de qualquer coisa que não diga respeito a Jesus Cristo”.
Como podemos observar a Igreja de Éfeso parecia ser um modelo de igreja em todos os aspectos. Seus membros eram ocupados em seu serviço, pacientes em seus sofrimentos e ortodoxos em sua crença. O que mais podia Jesus requerer deles? Jesus requer amor.
Esse era o ingrediente principal que estava faltando na vida da Igreja de Éfeso. Por isso Jesus passa do elogia à cesura. Pois não há nada que se possa fazer para Deus se o amor a Ele não estiver presente.
Por isso, queridos irmãos, precisamos lembrar que não existe nada mais importante do que amar a Deus e servi-lo com interessa de coração. Pois mesmo que falemos as línguas dos homens e dos anjos ou tenhamos o dom de profecia e saibamos todos os mistérios e todo o conhecimento ou se tivermos uma fé capaz de mover montanhas ou ainda se doarmos aos pobres tudo o que possuímos e entregarmos o nosso corpo para ser queimado, se fizermos tudo isso e não tivermos amor, nada disso valerá ou terá sentido para Deus (1 Cor. 13. 1-3).
Portanto, coloquemos em prática as boas virtudes aqui citadas, mas sem deixar de aplicar juntamente com elas o amor. 
Voltemos às primeiras obras, voltemos ao primeiro amor Igreja Brasileira. 

Rev. João Luiz A. Coelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário