quinta-feira, 27 de junho de 2013

O ENSINO QUE PROCEDE DE DEUS

“O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou”.
João 7.16

O verdadeiro ensino da Palavra de Deus procede do próprio Deus e não pode vir de nós mesmos. Esse é o erro de muitos pregadores modernos que desejam pregar as suas próprias ideias sem se dar conta do que disse Jesus: “O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou”. Analisando o que disse o Mestre podemos compreender que nem o próprio Cristo, o Filho de Deus, buscou falar a partir de si mesmo, ou seja, ele não fez uma nova interpretação própria, ele não elaborou ou produziu novos estudos, mas recebeu-os de Deus. Precisamente por isso é que o ensino de Jesus constitui o verdadeiro entendimento e a correta interpretação da Escritura, porque ele em seu ensino procurou reproduzir a vontade do Pai que o enviou.
 Sendo assim se alguém prega a Palavra não pode pregar suas próprias ideias ou desejos, mas sim as ideias do Pai e a sua vontade. Porque enquanto obedecermos à nossa própria vontade e visarmos nossos próprios interseres colidiremos diretamente com os ensinos de Jesus e a vontade do Pai. Isso porque quem fala por si mesmo, ainda que trate de Deus e se baseie na Bíblia, está procurando a sua própria glória e satisfazer as suas próprias vontades; entretanto o que procura a glória de Deus sabe que tem a obrigação de refletir as ideias, valores e conceitos que contemplem o ensino que parte do próprio Deus e não de si mesmos. Essa verdade se firma no fato de que nem Jesus pode fazer nada de si mesmo, senão somente aquilo que veio fazer a partir e para o Pai (Jo 5.19); e nós não somos diferentes e nem melhores do que Jesus no que diz respeito ao ensino da Palavra. Por isso, devemos lembrar que toda busca de glória pessoal sempre conduz à aparência, à hipocrisia e a encenação religiosa. Infelizmente essas são características da cena evangélica moderna, onde muitos pregadores fazem questão de chamar os holofotes para si mesmos, desejosos de fazerem valer as suas “novas” interpretações/revelações da vontade do Pai, desvirtuando assim o ensino de Jesus.  
O que devemos fazer é tomar cuidado com estes falsos mestres e nos dedicarmos ao conhecimento de Deus conforme Cristo, conforme a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, que é a vontade e o ensino de Deus revelado a nós.
Pense nisso! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário