quarta-feira, 12 de maio de 2010

A VOZ DO POVO NÃO É A VOZ DE DEUS



“Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas a ouvir o teu servo a amaldiçoar-te, pois tu sabes que muitas vezes tu mesmo tens amaldiçoado a outros”. Eclesiastes 7. 21-22


Amigos, não posso deixar de comentar sobre a lista dos convocados da Seleção Brasileira de Futebol. Talvez você esteja si perguntando o que isso tem haver com Deus, Bíblia, Reforma? E eu respondo: Tudo.

Ontem após o anuncio dos convocados, de propósito, saí orgulhoso com a camisa oficial da seleção. As pessoas na rua estavam revoltadas, eu ouvi as seguintes frases: “Tomara que perca!”; “Não passa da primeira fase!”; “Técnico burro!”; “A sua seleção não presta”; (E a melhor de todas) “Vou comprar a camisa da Argentina, não torço pra este time!”; dentre outras.

Tudo isso por quê? Simplesmente porque não chamaram Neymar e Ganso. Como se o simples fato de eles estarem na lista pudesse fazer do Brasil campeão.


Não quero entrar no mérito do futebol dos “moleques da vila”, isso é indiscutível, o que quero falar é sobre a força da mídia. Como esta pode influenciar as pessoas a ponto de negarem até a sua própria nacionalidade, o seu patriotismo, a sua terra, o seu chão. Chegam ao ponto de amaldiçoar e praguejar contra seu próprio país. É um contra-senso e uma vergonha!!


O mais interessante é que depois esta mesma mídia quer audiência e então começa a falar bem da seleção e todos a uma esquecem o que falaram, de que praguejaram, amaldiçoaram e passam a torcer novamente, numa total falta de senso crítico e valor cívico.


Outra coisa que a “massa” esquece é que existe um técnico que tem um esquema que depende de peças de reposição. Jogadores que foram testados, que passaram nos testes e que este mesmo time ganhou todos os torneios que disputou fazendo valer a velha máxima que diz: “Time que esta ganhando não se mexe”, isso deve ser desprezado?!


Mudando o que deve ser mudado, é exatamente assim que ocorre com o povo de Deus. Deixam de ser crentes, de amar o seu líder e aos membros da comunidade quando as suas vontades não são respeitadas, quando não concordam com a liderança que está a frente do trabalho (Sociedade interna) abandonam o grupo, deixam de ajudar, e pior, falam mal e torcem para que tudo dê errado.


Percebem? É a natureza ruim humana, pecaminosa. Uma total falta de senso de grupo, de prudência, uma total falta de juízo, entendimento, percepção, sentido.


Pense nisso.



2 comentários:

  1. Boa analogia, quer dizer, infeliz, porque não deveria ser assim caro amigo... Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bruno amigão!!!

    Na verdade não queria falar da seleção, mas da atitude de repúdio das pessoas com o fato da não convocação dos “moleques da vila”. A mídia conseguiu o que queria...manobrar a massa.

    Já que eles não foram convocados muito pouco tempo depois já começaram a falar mal do time. Ontem assisti o jogo contra o Coríntias, e o narrador da SporTV chamou Neymar de “mascarado”, disse que “subiu pra cabeça do garoto” o fato de estar tão forte na mídia, que “o time do Santos não conseguiu ser o que era” etc.
    E pense só, se esse time perder pro Vitória, o que não é impossível, pois o retrospecto do Vitória em casa é muito bom, a saga desses meninos bons bola estará ameaçada.

    Infelizmente, a mídia tem poder pra isso, pra levantar e derrubar pessoas. Por isso não devemos dar muita vez ao que “dizem”, mas sim analisar o caso com senso-crítico e sabedoria, seja em que área da vida for.


    Abraço,

    E muita saudade de você cara.

    ResponderExcluir